"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende."
João Guimarães Rosa

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Aplicação dos recursos de informática na educação

   A informática pode ser um grande recurso educacional. Com o avanço da tecnologia nas últimas décadas, principalmente dos computadores, discuti-se cada vez mais a utilização de recursos da informática na educação. 


   Muitas escolas do Brasil já possuem um laboratório de informática com acesso à Internet, softwares educacionais e programas básicos (editores de texto, programas de edição de imagens e apresentações, planilhas de cálculo, etc). Porém, basta ter os recursos? Como utilizá-los de maneira a garantir o desenvolvimento do aluno? Estas são apenas algumas questões levantadas por educadores brasileiros.
   Em primeiro lugar, temos que partir do princípio de que o computador é apenas uma ferramenta. Sozinho, não é capaz de trazer avanços educacionais. Uma escola que resolve utilizá-lo como recurso didático necessita de bons professores, preparados e treinados, para utilizar os recursos oferecidos por este sistema tecnológico de forma significativa.
   Colocar qualquer software para os alunos usarem não gera aprendizado. É importante que a escola tenha um projeto pedagógico que envolva a utilização do computador e seus recursos. O aluno não pode ser um mero digitador, mas sim, ser estimulado a produzir conhecimentos com o uso do computador. Neste sentido, o professor deve agir como um orientador do projeto que está sendo desenvolvido.
   O uso da Internet também é um caso importante. De nada adianta pedir para um aluno fazer uma pesquisa na Internet sem as devidas orientações. Cabe ao professor instruir os alunos para que estes não façam simples cópias de textos encontrados em sites. Apenas copiando, os alunos não vão aprender. As orientações devem ser no sentido de como elaborar uma pesquisa, como encontrar sites confiáveis, como gerar conhecimentos com o material pesquisado, etc.
   Outro ponto importante é o incentivo à criação. O aluno não deve ser colocado de forma passiva diante do computador. As ferramentas tecnológicas devem servir de base para a criação. Uma planilha de cálculos, por exemplo, pode ser usada para um trabalho de Matemática com dados estatísticos, criando fórmulas e gerando gráficos. Um editor de textos pode ser usado para a criação de um jornal com notícias e informações sobre o conteúdo de uma disciplina. Um programa de apresentação (PowerPoint) apresenta inúmeras possibilidades na elaboração de aulas com imagens, sons e outros elementos multimídia.
   O importante ao utilizarmos recursos de informática na sala de aula, é não transformar a máquina na principal figura educacional. Professores e alunos devem assumir o papel de principais personagens e usar criatividade, raciocínio e atitudes ativas para a produção do conhecimento. Somente desta forma, o aluno estará se preparando para o mercado de trabalho e para a vida.  

3 comentários:

  1. Ana Paula. Parabéns pela sua noticia. É importante saber que não é só ter computadores e um laboratório de informática nas escolas se não tivermos professores capacitados para trabalhar com tal tecnologia.

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  2. Ana Paula, achei sua notícia muito interessante, porque a cada dia que passa a informática vem adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas. É uma “nova tecnologia” que favorece a formação tecnológica necessária para o futuro profissional na sociedade. E a educação não pode ficar para trás! Portanto, é crucial que o professor esteja preparado para ensinar a criança, planejando e pensando diferentes estratégias de ensino, visando a aprendizagem dos alunos. Parabéns pela sua notícia!

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  3. Concordo, pois o computador deve ser inserido de forma que auxilie aos alunos, mas não fazendo com que eles se tornem dependentes da maquina, e o mesmo serve para os professores. Ambos devem agir por si mesmos criando condições favoráveis no desempenho de seus papéis em relação a aprendizagem. Sendo capacitados e criativos na construção do conhecimento.

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